terça-feira, 3 de setembro de 2013

Protesto Dia 20 de Julho 2013 - Sem apoio do MPL

   Mesmo apos a redução do preço da passagem de ônibus/metrô o espírito de mudança já estava instalado no país. O Rio de Janeiro já começava mostrar que os protestos só vão parar quando todas as reivindicações fossem atendidas, lutando bravamente contra o "Pão e Circo" da Copa das Confederações. 
    Mas os protestos em São Paulo já estava esfriando. Com o anúncio oficial do MPL se retirando das ruas outras lideranças assumiram a posição, porém aqui neste dia, já estava claro o braço de partidos políticos no meio da multidão.  


 Concentração na Praça do Ciclista, 17:30h aproximadamente. Note no fundo várias bandeiras de sindicatos tremulando em meio a multidão. Bandeiras do Brasil, o país em clima de Copa das Confederações. O Patriotismo pulsando nas veias o cidadão.


 E a PEC 37 próxima de se votada. Numa mão um Brasileiro Orgulhoso de seu país, na outra mão um Brasileiro Indignado com seu país. A PEC 37 dizia, resumidamente, que somente as polícias teriam o poder de investigar casos de corrupção em cargo público, e que  foi interpretado como uma tentativa de tirar do Ministério Público Federal este atributo.


 Presença massiva de militantes do JUNTOS.ORG um grupo criado pelo PSOL - liderado por Luciana Genro (filha de Tarso Genro do PT), com bandeiras percussão e claro cara pintada. A partir daqui a situação começa a ficar tensa. Militantes do PT surgem no meio do grupo mas são sistematicamente reprimidos, inclusive pelos militantes do Juntos.org. Algumas bandeiras do pt foram tomadas e incendiadas junto com panfletos de centrais sindicais.
    A tesão só aumentava com a insistência dos militantes em permanecer no meio do protesto, a massa se dividiu entre que os defendia e que queria expulsá-los. O conflito chegou ao ponto de agressões físicas e muitos objetos jogado contra os militantes. Neste protesto havia muitos nacionalista e neo-nazistas* grupos declaradamente anti-comunista* e aproveitaram o evento para externar seu ódio por partidos de esquerda.

  Após a situação acalmada, a marcha segue pela Av. Paulista sentido Metrô Paraíso. Centenas de cartazes com todo tipo de reivindicação era exibido.  Nesta é poca Marcos Feliciano tentava empurrar goela abaixo o projeto da cura gay.



Era impressionante a quantidade de pessoas na Av Paulista, estima-se que neste dia 20 em todo Brasil mais de 1 milhão de pessoas estiveram participando de protestos.


    Uma característica comum durante esses dias foi a enorme quantidade de pessoas criticando os protestos, gente que não conhece o mundo real, que não conhece a violência policial, racismo, fome, nunca pisou numa favela, não sabe o que é passar necessidade. Esta gente infelizmente tem facil acesso as redes sociais e possuem um grande aparato tecnológico à sua disposição para produzir videos e imagens criticando os atos, influenciando as pessoas, causando a discórdia e destruindo o espírito de mudança instalado no país. Não se pode dizer que sejam conservadoristas ou pseudo-intelectuais* o fato é que eles estão aí usando de toda baboseira que puderem criar para manter o povo desunido.





Reparem que em todas as foto não há pessoas com mascaras do Guy Fawkes (exceto foto abaixo), nota-se claramente que os verdadeiros Anonymous já não concordavam com que esses protestos e não participavam mais deles e o pior, sindicatos e partidos políticos usaram de todos os recursos para "demonizar" os Anonymous, criando antipatia nos manifestantes contra todos que estivessem mascarados.
  Essa estratégia visa a manutenção do poder dos sindicatos e partidos sobre os protestos, como a ideia Anonymous prega justamente a independência de cada indivíduo para fazer o que lhe estiver ao alcance pelo bem do todo, os sindicatos/partidos não podiam permitir que essa ideia se espalhasse, o povo não pode se manifestar sozinho, eles não querem perder a contribuição sindical/partidaria.


O professor é quem constrói futuros cidadãos, se ele não tiver estrutura e motivação teremos eternamente assinantes da revista Veja, expectadores do Big Brother Brasil e todo tipo de mecanismos de emburrecimento em massa.
 Este seria um dos últimos grande protesto em São Paulo,  no dia 30 de junho, como já era de se esperar o Brasil sairia Tetracampeão da Copa das Confederações e o Gigante voltaria a dormir "eternamente em berço esplendido"

    Daqui em diante os protestos ainda continuaram, mas os participantes eram os mesmos que sempre estiveram lutando muito antes da grande onda do MPL, certamente muita gente desmotivada se encheu de animamo e se juntou aos grupos. Agora vários grupos tenta se reorganizar e encher novamente as ruas mas desta vez com pessoas conscientes dos objetivo, sem nacionalismo, sem ilusão,  mais do que quantidade buscam qualidade.

  Espero que tenham gostado, deixe um comentário, critica ou sugestão. Pode enviar fotos e convites de protestos para divulgação. 

Obrigado a todos e vamos pra rua que tem muita sujeira pra limpar.



(*) foda-se a nova ortografia

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário