domingo, 4 de novembro de 2018

Marcha pelo dia mundial do veganismo 2018

São Paulo dia 04 de novembro de 2018

Para encerrar a semana nacional anti especismo e comemorar o dia mundial do veganismo - 01 de novembro -  ativistas realizam uma manifestação na Av Paulista.


 A concentração da marcha aconteceu em frente ao MASP e caminhou pela avenida sentido Consolação e depois retornou pela pista contrária. A avenida Paulista fica fechada para carros nos domingo permitindo uma visibilidade muito grande para a causa abolicionista já que a avenida é tomada por pessoas em busca de lazer. 
Os ativistas com cartazes e faixas seguiam com palavras de ordem como:

Pela paz respeite os animais
Pela paz não coma os animais


     A marcha completa sua terceira edição em 2018 e reúne coletivos e ativistas independentes focados nos direitos dos animais, este ano além do veganismo de forma genérica cartazes lembravam dois casos recentes que é o embarque de animais vivos nos portos brasileiros e o abate de jumentos para venda das carne.

Veganismo antiespecista e também antiracista
Veganismo antiespecista e também antifascista.

 
    A luta pelos direitos dos animais passa inevitavelmente por todas as outras lutas, quem se sensibiliza pela causa animal irá se sensibilizar pelas causas humanas: Racismo, Sexismo, Homofobia entre outras pautas estão todas abraçadas pelo Abolicionismo Antiespecista que conduz ao veganismo.

Boi boi boi, boi da cara preta 
Os pecuaristas estão acabando com o planeta.

 A marcha seguiu pacífica por quase todo o trajeto, somente um vendedor de espetinhos de carne que se incomodou mas foi rapidamente repelido sob gritos de "vendedor de cadáver". A longo do caminho os megafones trazido pelos coletivos ficaram disponíveis para quem quisesse falar.



Veganismo libertação contra toda opressão.


 A marcha terminou em frente ao MASP, não há uma contabilização oficial do numero de participantes mas estima-se umas 80 pessoas, composta por coletivos como Veddas, Vozes em Luto, Nação Vegana, Direct Action Everywhere São Paulo, FAU, Anonymous for Voiceless e ativistas independentes, contou também com a presença de pessoas de outras cidades como Santos, Araraquara, Sorocaba, Mogi das cruzes, São Caetano entre outras.

 Ao termino da marcha o coletivo Vozes em Luto fez uma ação para finalizar a semana internacional antiespecista com cartazes e um texto em homenagem a Barry Horne, ativista vegano que morreu em 05 de novembro de 2001 numa greve de fome protestando contra os testes em animais.


Pagina do evento no facebook:
Marcha pelo dia mundial pelo veganismo




Nenhum comentário:

Postar um comentário