terça-feira, 1 de outubro de 2013

Quem são os pilares da revolta popular?

     Os protestos que ocorrem em 2013 tem sido os primeiros em toda a história do Brasil em que o movimento é legitimo do povo, sem manipulação por parte de minorias aristocráticas. Nesta postagem conforme prometido vou falar sobre os grupos que estão por trás desses protestos.
 
     O objetivo é mostrar um pouco da verdade que as mídias corporativistas não entendem e acabam falando coisas totalmente equivocadas com o intuito de gerar medo e desordem além de prejudicar esses grupos. Pretende-se também mostrar um problema cronico do povo brasileiro.

    O Brasil é um país de gente ignorante, parece até que as pessoas tem orgulho de serem burras. Tudo que vem de fora, no sentido de movimentos cultural/social sofre algum tipo de distorção quando chega por aqui e o que era para ser uma revolução cultural torna-se um problema.
 

   Movimento Punk 

     Surgido na Inglaterra por volta do ano 75 foi um movimento de resistência contra o estado opressor que tentava mascarar o problema dos jovens que se refugiavam no álcool e drogas para fugir da falta de perspectiva de futuro, desemprego etc. Mas o governo inglês tentava vender ao mundo uma ideia de família unida e jovens felizes.
Sex Pistols

   Ao desembarcar no Brasil no final dos anos 70 este movimento ganharia muita força em Brasília onde não havia nada em matéria de lazer para os jovens que se divertiam tocando em bandas.  Os anos 80 foram o auge do movimento no Brasil, ainda sob regime militar  com a violência policial a todo vapor o movimento ganhou muita força nos subúrbios operários.
   Atualmente o movimento perdeu força e foi criminalizado pela grande mídia, é fácil achar na internet um mundo de informações sobre o movimento mas o cidadão comum prefere acreditar naquilo que a rede globo fala. Por isso é comum ver as pessoas com medo dos punks pois acham que eles são violentos e encrenqueiros mas o verdadeiro punk é um devorador de livros, de informações e filosofias, adeptos da anarquia frequentemente estão discutindo politica, sociedade, capitalismo e seus problemas e buscando saídas para essa sociedade doente em que vivemos.
  A base da ideologia é a luta contra o capitalismo, o racismo, fascismo e toda forma de opressão e subjugamento dos seres menos favorecido, apoiam a luta feminista e os movimentos de combate a homofobia.
   Mesmo com toda esses características libertárias a mídia consegui transforma-los em monstros violentos e perigosos e qualquer cidadão de bem deve ficar bem longe deles.


Movimento Skinhead

   Essa parte é bastante polemica, uma pesquisa rápida na internet retornará centenas de sites afirmando categoricamente que Skinhead é sinônimo de neonazista. Visão deturpada de um Skinhead. Porém a história é bem diferente.
  Surgido no meio da década de 60 composta basicamente por jovens operários ingleses junto com imigrantes jamaicanos. O movimento se resumia basicamente ao visual tipico da classe operaria, cerveja e ska e não tinha muita inclinação para politica. Não havia como serem racista uma vez que era composta por negros vindo da Jamaica.


    Mas o contato com o movimento Punk -altamente politizado - e o crescimento de grupos neonazistas na Inglaterra na década de 70 levou ao surgimento de grupos Skinhead antifascistas como o SHARP e RASH com forte inclinação politica e libertária para fazer frente a ameaça racista que ameaçava os subúrbios de Londres.
    No Brasil de hoje - na era da informação - grupos Skinhead e Punk estão unidos contra a opressão que vem de todos os lados. Mas a luta maior é contra a ignorância, de tanto a mídia martelar a ideia que Skinheads são racistas é muito difícil convencer as pessoas da verdade. Alguns grupos nazistas até se intitulam Skinheads não se sabe se o fazem para prejudicar os verdadeiros Skins ou se por ignorância mesmo.
Caso ocorrido em BH onde um morador de rua foi atacado por um nazista, a foto foi postada pelo próprio agressor em seu perfil no Facebook. Clique aqui para maiores detalhes. Este episodio ocorrido em 2013 foi noticiado como "Skinhead ataca morador de rua", 100% dos noticiários apresentaram a noticia desta forma o que reafirma mais uma vez o grande equivoco a respeito desta tribo e a total preguiça dos repórteres de pesquisar a respeito.




  Felizmente o movimento é forte e com a sua proximidade com o Punk, que é melhor aceito entre os jovens,  os Skins conquistaram seu espaço e vem ajudando a empurrar o Brasil pra frente apoiando os protestos por melhores serviços público.
Simbolo clássico do SHARP - SkinHeads Against Racial Prejucide - Skinheads contra o preconceito racial

Simbolo do RASH - Rad and Anarchist SkinHeads - Skinheads Vermelho e Anarquista, uma alusão a presença de ideologias Comunista e Anarquista no grupo.

      Para maiores informações a internet está cheia de sites sobre o assunto, aqui foi só uma introdução para despertar a curiosidade e incentivar a busca por conhecimento. Vale lembrar que há muita informação errada por aí então o senso crítico deve ser posto no nível 300% para não se deixar enganar.

Anonymous

   Ideia surgida provavelmente em 2007 quando um grupo de jovens denunciam à policia canadense a ação de um pedófilo na internet. O grupo pediu que sua identidade permanecesse "Anonima" para não atrapalhar futuras ações. Esta ação inspirou jovens que investigavam a ação opressiva da Igreja Cientologia no EUA que exigia de seu seguidores - em sua maioria atores de Hollywood - valores exorbitantes em dinheiro além de práticas de perseguição a ex-membros. O grupo convocou em 2008 sete mil pessoas em 93 cidade para protestar contra a Igreja Cientologia, muito deles usando máscaras do filme "V de Vingança" com o intuito de ocultar seus rosto para evitar futuras represálias por parte da igreja.


   Após várias ondas de protestos com participação mundial contra a Cientologia o nome Anonymous ganhou o oriente médio. Suspeita de fraudes nas eleições no Irã levaram o povo as ruas e o presidente  Mahmoud Ahmadinejad começou a censurar a impressa local e internacional, hackers iranianos junto com outros hackers espalhados pelo mundo usaram o PirateBay para criar um canal de comunicação do Irã com o mundo garantindo a liberdade e mantendo os olhos do mundo voltados para o Irã. 


   Esse apoio internacional inspirou a Primavera Árabe, manifestantes egipsios tomaram a Praça Tahir pedindo a renúncia do Presidente Hosni Mubarak - há 30 anos no poder - muito dos manifestantes usando as máscara do Guy Fawkes/V de Vingança. 
  Anonymous é uma ideia, não existe um grupo com sede e lideres e nenhuma organização hierárquica. É simplesmente uma ideia de mudança onde qualquer pessoa pode ajudar. O mundo de hoje é reinado pelo dinheiro e este modo de viver - busca incessante por acumulo de dinheiro - gera a miséria e violência, pessoas que perceberam que um outro mundo é possível, onde a vida é o centro. Se uniram e passaram a discutir formas alternativas de viver em sociedade. O grupo mais famoso deles foi o Occupy Wall Street que chegou a reunir 10 mil pessoas acampadas no coração financeiro de Nova York, buscavam lutar contra a influencia das instituições financeiras sobre a politica e o capitalismo irresponsável que gera miséria em todo planeta. Inspirados na Primevera Arabe o Occupy Wall Street (OWS) lançou a ideia "Somos 99% contra o 1% que detém toda a riqueza mundial" e essa idéia se espalhou pelo mundo. A mascara do "V de Vinança" estava consolidada como símbolo de luta contra o Capitalismo.


Black Block (também escrita Black Bloc - sem o 'k')


Tática surgida na Alemanha após a queda do muro de Berlin, criada para combater Ideologias Nazista - Alguns alemães do lado capitalista repudiava os vindo do lado Socialista do muro -  além de serem contra o Capitalismo. Assim como os Anonymous não é um grupo definido mas uma estratégia com várias fases. Se estruturou oficialmente este ano no Brasil devido a excessiva violência policial nos protestos. Composta basicamente por Anarquistas não se consideram manifestantes estão lá por um único motivo: Mostrar ao POVO que o poder PERTENCE AO POVO. 


   O Estado com sua policia armada sempre nos passou a ideia que não temos força para lutar contra o Estado e nem as instituições por ele protegidas - Bancos e megacorporações - então o Black Bloc vem para nos mostrar (e não apena falar) que podemos sim. Afinal não somos 99%? 

Pois é essa a tática Black Bloc, o vídeo a seguir fala por sí só:

  Enquanto o povo tiver medo não haverá mudança e o Black Block está lá pra te mostrar isso. Não concorda com essa tática, não se vista de preto e parta para ação direta. Vista outra cor e fique no seu canto com cartaz, apito e palavras de ordem. Mas não deixe de se manifestar não se conforme com essa situação em que foi obrigado a viver.

   Para finalizar conforme foi dito no inicio. O Brasil é um país assassino de movimentos culturais, temos uma impressa tão manipuladora e irresponsável que fica muito difícil levar o que eles dizem a sério.  O próprio Funk é uma vítima da manipulação.Surgido no subúrbio de Nova Yorque (famoso Bronx) nos anos 70, virou uma diarreia sonora nas mãos de alguns analfabetos cariocas e a rede globo insiste em afirmar que é um movimento genuinamente brasileiro. Pode até ser neste contexto imbecilizador em que foi inserido.

    No brasil temos grupos punks neonazista e nazifascistas que se intitulam skinheads, tudo isso porque as pessoas tem preguiça de buscar informações e preferem aceitar qualquer coisa que se diga por aí sem ao menos questionar.

   É fácil encontrar no facebook pessoas criticando essas idéias. Muita gente afirma que os Anonymous foram criados pelo PT para esvaziar os protestos do mês de junho ou pior ainda pessoas que acreditam na teoria da conspiração, os famosos Illuminatis. Quem esvaziou os protestos foi o próprio povo preguiçoso e ignorante, incapaz de ler um texto mais longo - mais de 5 linhas - as pessoas foram acreditando no que os governistas escreviam nas redes sociais.

   Os políticos nunca sentiram tanto medo do povo como sentiram este ano de 2013. Por isso compraram a Copa da Confederações, para o cidadão medíocre ficar feliz com o titulo da seleção brasileira e esquecer os problemas sociais. Com isso conseguiram tirar a maioria das pessoas das ruas, mas os que permaneceram ainda eram um grupo grande e para acabar com isso usaram da ignorância do povo para causar discórdia entre esses grupos nas redes sociais. Deixaram vazar propositalmente que o Midia Ninja é parte do Coletivo Fora do Eixo que é mantido pelo José Dirceu. Isso gerou uma certa repulsa dos manifestantes pelo Mídia Ninja mas o fato é que mesmo tendo ligação com um politico sujo o grupo tem mostrado a verdade nos protestos sem manipulação, aparentemente o Fora do Eixo não interfere nos trabalhos nos Ninjas.

    Essa manobra causou grande instabilidade nos grupos ligados a protestos e isso esvaziou as ruas. Os Black Blocs são acusados também de pertencer ao PT, percebe-se nesses fatos todos que a Direita Conservadora quer de toda forma acabar com a revolta popular.
    Temem que o objetivo dos protestos é um Golpe Comunista. Mais uma vez uma demonstração de ignorância e preguiça, não se vê cartazes com "Abaixo a Democracia, ditadura comunista já" ou "morte ao capitalismo, queremos expropriação", não é isso que você vê, você vê: "Não queremos copa, queremos educação" ou "Mensaleiros na cadeia já", "Não à PEC33" isso soa como golpe comunista? . Apesar de os grupos serem de esquerda o objetivo de todos eles é criar uma Democracia Real onde o povo tenha voz, já que os políticos só nos dão ouvidos a cada 4 anos em época de eleição e que todas as promessas de campanhas são imediatamente esquecidas após a vitoria.

   Se você quer um país melhor, desconfie sim dos grupos, não se permita ser massa de manobra mas não tenha preguiça de pesquisar, leia muito, converse com as lideranças dos protesto pergunte sobre as pautas de reivindicações.  Não aceite o que a grande mídia fala pois eles querem manter o povo nas favelas, nos faróis e na total miséria pois assim garantem a compra de votos e que o povo não vai reivindicar nada para eles deixando o dinheiro público para ser investido apenas em bairros ricos.

  Mais uma vez, não se cale, não desista de mudar o Brasil, não concorda com certos atos basta não participar deles mas não deixe de participar de protestos. Os grupos citado aqui são só alguns que estão diretamente envolvidos nos protestos, não significa que todos estejam mas é os que tem aparecido, não é necessário se tornar um deles para participar, todos são bem-vindos aos protestos (exceto extrema direita que não tem nada para somar).

  Agradeço a todos que tem visitado o blog, se gostou ou tem uma crítica mande mensagem ou comente na postagem, esta postagem não tem caráter oficial e não tem nenhum vinculo com os grupos citados foi escrito apena para falar um pouco sobre cada um deles e suas ligações com os protestos ocorridos no ano de 2013 em São Paulo.
   

  Fontes e links para pesquisa:


Novos símbolos neonazistas, publicado na ISTOÉ

Blog do movimento RASH em São Paulo

http://www.theguardian.com/music/2008/dec/31/sex-pistols-ireland-police-investigation

http://www.nasavassi.com.br/2013/04/auto-intitulado-skinhead-posta-foto-agredindo-morador-de-rua-na-savassi/

http://blogescolargiulia.blogspot.com.br/2012/09/anarquismo-anarco-sindicalismo-e-o.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anonymous

http://neuronionerd.wordpress.com/2012/01/20/a-origem-e-a-historia-por-tras-da-mascara-do-anonymous/

http://baixacultura.org/category/clipping/

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/873706-hosni-mubarak-esta-ha-30-anos-no-poder-no-egito-saiba-mais.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Occupy_Wall_Street

http://www.behance.net/gallery/We-Are-The-99/4535915

http://www.rededemocratica.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=4965:black-bloc-e-a-resposta-%C3%A0-viol%C3%AAncia-policial

http://www.anarquista.net/black-bloc-estrategia-de-manifestacao-e-protesto-anarquista/

O trabalho Revolta Popular foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário