segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dia do Basta - 19/07/2013


         Conforme prometido mais um pouco de Dia do Basta. Neste evento houve uma mudança de estratégia, normalmente os protestos seguem sem parar para cobrir grandes áreas de avenidas, neste dia ficou decidido que o protesto não ia andar muito e que seria mais produtivo fazer muito barulho e parar o transito por tempo mais longo. 
        O grupo Caras Pretas estiveram junto neste dia para somar na luta contra a bandidagem.









     Este senhor aí, podia estar em casa curtindo seu sofá descansando, mas não estava na rua, lutando, levou seu cartaz de denuncia, enquanto a maioria dos jovens estavam em casa inventando milhões de desculpas para não ir para a Paulista.




    Cumprimento das formalidades: Comunicação do trajeto e tempo de duração da mobilização. O interessante é que os policiais perguntam qual é a pauta, neste dia foi contra a permanência de Renan Calheiros como presidente do senado, e como todo cidadão com inteligencia os policiais apoiaram e incentivaram a luta.





Avenida Paulista tomada, e a mesma pergunta ainda ecoa: Por quanto tempo ainda teremos que esperar que você acorde? "Até que você acorde lutaremos por você" Se quer um mundo melhor, comece por você, mas não para em você, o Brasil é uma fábrica de alienados e enquanto não abrir os olhos dessas pessoas os corruptos continuarão no poder.



 Os dois veículos na foto abaixo ficaram presos no canteiro central da Av Paulista. Presos em suas própria ignorância e exclusivismo. Carros de luxo com vidros elétrico super rápidos para evitar que a realidade entre dentro do veículo, e motores super potentes para levar-los a um local seguro.
 Não puderam esperar o protesto passar e foram invadindo o caminho, a CET estava logo atrás do protesto, além de piorar ainda mais o transito ainda tiveram que esperar o farol abrir para seguirem. O brasil está na merda por causa de gente como eles, que se acham mais importante que os outros, que acham que o o mundo tem que parar de girar por causa deles. Não se você não está buscando solução então você é um problema. Os mesmos corruptos que causam prejuízos para o povo causam para a elite também, a tão temida violência é fruto da corrupção, a miséria diária nos faróis pedindo trocados, é fruto da corrupção.

 "Ninguém vence se todos não vencerem" - Lema da idéia Anonymous






 "Não, Não, não à corrupção! Eu quero meu dinheiro para a saúde e educação"




 Cruzamento da Avenida Paulista com a Avenida Brigadeiro Luiz Antonio
 ROCAM fazendo sua parte, segurar o transito nos cruzamentos.


 Praça Oswaldo Cruz - Fim da Paulista



 Você, ACORDE!!!


 Avenida Bernardino de Campos - O grande momento se aproxima..



 O grupo desce em direção a Avenida 23 de maio. Uma região de grandes prédios e pessoas pacatas, pessoas que estão cansadas de tenta sujeira mas preferem mudar o mundo assinando petições on-line no avaaz.org.





 Praça Estado da Palestina, alça de acesso a Av 23 de maio.


 Uma pausa para o descanso, com direito a muitas buzinas irritadas.


    Agora o grande momento de ousadia. haviam aproximadamente 60 manifestantes e mesmo assim estava decidido: "Vamos fechar a 23 de Maio"
 Manifestantes iniciando a invasão da avenida. Quem não conhece a Av 23 de maio deve tem em mente que esta é a principal via de ligação aos bairros da zona sul de São Paulo inclusive caminho para o aeroporto de Congonhas, apesar do nome "Avenida" é praticamente uma estrada pois não possui semáforo e nem faixa de pedestre, o risco de um atropelamento é enorme. Mas para os guerreiros do Dia do Basta desistir não estava nos planos, eis aí o resultado:



  Por questões de segurança, a via ficou fechada apenas 30min e gerou um imenso congestionamento - não foi possível encontrar informações seguras sobre quantos quilômetros a mais, a média para o horário é de 73km de lentidão neste dia foi registrado 125km.
      O retorno para a Avenida Paulista foi marcado por muito barulho, caminhado pelas ruas do bairros do Paraíso as palavras de ordem não paravam ao contrário do transito.
    A estratégia de caminhar lento e para muito nos cruzamentos foi um sucesso, pessoas se desesperavam dentro de seus carros, queriam chegar logo em casa mas não conseguiam. Enquanto houver gene que só pensa em sí o mundo não vai para frente.
 "Voto secreto não, eu quero ver a cara do ladrão"



 O maios temor dos políticos, a união dos povos contra essa sujeira.


PEC 280 - A pec que reduz o numero de deputados.





    A coragem desses manifestante é o que falta no brasileiro, tem muita gente falando na internet mas a verdade é que são um bando de covardes que só sabem "lutar pelo país" na frente do PC, e ficam se escondendo atrás de desculpas para não ir as ruas.


E assim termina mais um dia de protestos em São Paulo. Neste protesto houve acompanhamento da PM com bicicletas, a pé, duas viaturas e a ROCAM. Não houve presença da Tropa de Choque e não houve nenhum incidente, nenhum manifestante agredido, nenhum banco foi quebrado ou muro pixado. Tudo correu como sempre corre quando não há presença de policias despreparados, tudo em paz.

O Dia do Basta sempre fez protestos as sextas feiras e nunca houve problema algum com a policia. Isso prova que a violência vem de cima para baixo - do Palácio dos Bandeirantes para as ruas.

A pagina do Dia do Basta SP possivelmente foi removida ou está sendo ocultada por algum motivo. De qualquer forma segue link.

Pagina dos Caras Pretas no facebook


    Agradeço a todos que tem visitado o blog, se gostou ou tem uma crítica mande mensagem ou comente na postagem, esta postagem não tem caráter oficial e não tem nenhum vinculo com o Dia do Basta, foi publicado apenas com o intuito de divulgar o trabalho do grupo em São Paulo.
   Algumas fotos foram transformadas em baixa resolução automaticamente pelo blogger, caso queira alguma em formato maior basta pedir. Vale lembrar que foram tiradas usando a câmera de 3.0Mp de um celular.


Fonte:

Folha de São Paulo - Nesta matéria diz que havia 350 manifestantes. Não tinha, claro que não tinha, não sei por que desta vez manipularam os números para mais.


O trabalho Dia do Basta SP foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

sábado, 21 de setembro de 2013

Dia do Basta - 12/07/2013

Toda sexta vai parar


    A euforia dos grandes protesto acabou, o gigante voltou a dormir e o Facebook estava cheio de fotos de jovens fazendo "duck face" na Av Paulista com a cara pintada de verde-amarelo.
 Bom mas ainda assim a PEC33 estava em pauta, a PEC 280 na gaveta mofando e aquelas coisas todas que já assumimos como "normais".
 
   O grupo Dia do Basta, que já fez muito barulho em São Paulo desde 2011, em sua primeira passeata contra a corrupção levou aproximadamente 800 pessoas para a Av Paulista, nesta época o assunto do dia era o julgamento dos políticos envolvidos no Caso Mensalão e a aprovação da iniciativa popular da Lei da Ficha limpa.

    De lá pra cá o movimento perdeu força, muita gente acusando o Dia do Basta de ser vinculado a partidos de direita apesar de se declarar um movimento apartidário.

   Este protesto ocorreu no dia 12 de julho de 2013 com apenas 50 pessoas mas causaram um enorme estrago no transito da região da Paulista.
 Descida da Avenida Consolação sentido centro.


 "Até que você acorde nós lutaremos por você"

 Até quando o povo vai continuar a fingir que não tem nada a ver com os problemas sociais do Brasil? São 50 pessoas lutando por 200 Milhões de habitantes*.

O importante é a qualidade e não a quantidade e neste dia todos estavam muito antenado a pauta que era:

  - O veto à PEC 33/2011 - o plano de emenda constitucional que submete as decisões do STF à aprovação do congresso, este projeto é ilegal pois diminui o poder do judiciário, acabando com a igualdade entre os três poderes.

   - Aprovação da PEC 280/2011 - Proposta de Emenda à Constituição criada pelo falecido Deputado Clodovil Hernandes que limita em 250 o número de Deputados Federais. Atualmente são 513 Deputados Se aprovada trará uma redução de 43 milhões de reais por mês aos cofres públicos.





  Uma pausa para o descanso e obviamente para parar um cruzamento de grande movimento, neste caso a Rua da Consolação com a Rua Caio Prado. O interessante é que os motoristas buzinavam loucamente não por querer passagem mas em apoio ao protesto, aquele clima de mudanças ainda pairava no ar.


Até a ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motos) ajudou muito contendo o transito, sempre tem alguns seres "extremamente importantes e atarefados que não podem esperar para chegar nos seus inadiáveis compromissos" que poem em risco a segurança dos manifestantes.
 

   Alexandre, organizador do protesto, conversando com os agentes da ROCAM para informar o restante do trajeto aqui já em frente a CREMESP - Conselho Regional de Medicina de São Paulo - onde os funcionários apareciam na janela para apoiar o grupo e que também tiveram apoio do grupo contra o Ato Médico.

Na foto abaixo é possível ver a quantidade de acomodados que foram incomodados nesta sexta-feira. Se havia gente xingando essa "meia dúzia de vagabundos" é sinal de que o protesto deu certo, atingiu o seu objetivo.
   Já se perguntou pra que serve um protesto? Um protesto não é só uma forma de resistência das massas, principalmente no Brasil onde os políticos simplesmente ignoram esses atos,  o protesto serve para incomodar o povo. Porque quando está tudo bem ninguém se meche pra nada, mas imagine uma multidão gritando palavras de ordem contra algo que está errado na sociedade, você que nunca deu bola para a tal coisa errada passa a pensar a respeito dela e começa a se incomodar também. E o mais importante, se tem algo que te incomoda a muito tempo mas você não consegue fazer nada contra isso sozinho, quando descobre que um grupo está se mobilizando contra aquilo, você vê naquele grupo a chance de lutar junto e acabar com a irregularidade que tanto te incomoda.

    Por isso é parte da estratégia de qualquer protesto parar o transito. Forçar o povo acomodado a se sentir mal, esfregar na cara deles que algo está errado e que o povo está se mobilizando contra esse mal. Infelizmente no Brasil a mídia corporativista plantou na mente das pessoas a ideia de que protestos não resolvem nada ou que somente os sindicatos tem poder de convocar protestos. Por isso muita gente critica quando grupos independentes resolvem ir para as ruas, mas o MPL conseguiu dar uma quebrada nesse conceito mas o povo prefere fingir que não.
Só olhar, só clicar em "curtir" e "Compartilhar" no Facebook ou só reclamar não vai adiantar nada.


Igreja da Consolação - aqui havia por volta de umas 70 pessoas que foram se juntando ao grupo ao longo do percurso.


Uma garota que aparentava ter uns 9 anos de idade já participando dos protestos. Fora Renan - O Presidente do Senado Renan Calheiros é acusado de  Tráfico de Influencia, uso de Notas Fiscais Frias, Peculato e  Falsidade Ideológica.

VEM PRA RUA  - De onde nunca deveriam ter saído

   Faróis de carros ansiosos para o protesto sair do caminho e todos poderem voltar para suas Zonas de Conforto e viver suas vidas felizes com 47% de seu salario sendo comido por impostos todo ano.







"Voto secreto não! Eu quero ver a cara do ladrão"



Essa foto é uma demonstração de coragem, a maioria das pessoas qeu se juntaram a passeata  haviam ido embora. mesmo assim com apenas 30 pessoas, e uma ajudinha da ROCAM, o Dia do Basta fecha o cruzamento da Rua da Consolação com o Viaduto 9 de julho - via que leva os veículos saídos da Avenida Ipiranga  para a Praça da Sé.
Observe que há poucas pessoas na faixa, o restante dos manifestantes mantinham um cordão de isolamento para evitar que o veículos engarrafados na Rua da Consolação abrissem passagem enquanto a faixa era usada para segurar os carros que vinham da Avenida São Luís.


Chegada a rua Xavier de Toledo, em frente a estação Anhangabaú. Apitos e palavras de ordem chamavam a atenção das pessoas, mais uma vez o povo apoia, mas não se junta ao grupo.


     Muito lixo acumulado e o grupo avança rumo a um mundo melhor. Ao fundo o Teatro Municipal de São Paulo. Aqui deva ter apenas 20 pessoas, corajosas e determinadas.




    Uma surpresa no final da Xavier de Toledo, um casal de noivos pedem para tirar uma foto jundo a faixa.       Vários votos de felicidade ao casal e a sensação que a luta vale mesmo a pena, quem sabe se esses movimentos sociais conseguirem seus objetivos, os filhos do casal recém formado cresça num mundo melhor do que o que os manifestantes cresceram. Mais humano, mais honesto.


Neste momento no meio da rua, Xavier de Toledo com Viaduto do Chá, o grupo reduziu a apenas 15 pessoas, por questões obvias o Alexandre resolve finalizar ali mesmo o protesto.


Agradecimento geral aos que persistiram até o fim...



... e a promessa que se tornaria tradição nas ruas de São Paulo:

Toda Sexta vai parar!
Toda Sexta vai parar!
 Toda Sexta vai parar!



  Esse movimento começou pequeno e semana após semana o numero de manifestantes foi aumentando, na próxima postagem  mais um pouco do Dia do Basta 2013 com um fato ainda mais marcante, aguardem.

(*)Dados do IBGE em agosto de 2013

Página do Dia do Basta SP - Visitem, tem muito material lá.

    Agradeço a todos que tem visitado o blog, se gostou ou tem uma crítica mande mensagem ou comente na postagem, esta postagem não tem caráter oficial e não tem nenhum vinculo com o Dia do Basta, foi publicado apenas com o intuito de divulgar o trabalho do grupo em São Paulo.
   Algumas fotos foram transformadas em baixa resolução automaticamente pelo blogger, caso queira alguma em formato maior basta pedir. Vale lembrar que foram tiradas usando a câmera de 3.0Mp de um celular.    


Fontes:





Licença Creative Commons
O trabalho Dia do Basta SP foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.