domingo, 18 de fevereiro de 2018

Teatro Veddas - Porto Vergonha

São Paulo dia 18 de fevereiro de 2018


  O movimento vegano vivencia um momento histórico em 2018, a questão do embarque de animais vivos para abate na Turquia levou os defensores do direitos dos animais a deixar de lado suas diferenças e bandeiras e focar todos os esforços para acabar com essa prática.

 Neste dia 18 manifestantes se reuniram na Avenida Paulista para protestar contra essa atividade, e simultaneamente ativistas na Turquia também se manifestaram na cidade de Ancara, Esmira e Istambul em solidariedade aos brasileiros. Também ocorreram manifestações nas cidades de Campinas SP e Santarém PA.

Banner com a mensagem "Parem o navio da morte Nada" em três idiomas.

     Em São Paulo ocorreu uma manifestação que contou com aproximadamente 200 participantes e na sequencia acontece o Teatro Veddas com o tema: Porto Vergonha.
      A proposta da encenação era justamente reproduzir as condições que os animais estavam nos chamado "navios boiadeiro" como o Nada.
  A personagem trouxe pra Av Paulista toda a dor, o pavor e as condições de higiene que estavam os animais no interior do navio Nada.
      Como o piso do navio não é vedado todos os dejetos dos animais que estão nos pisos superiores vão caindo sobre os animais que estão abaixo.

      Nascidos condenados a morrer sem conhecer a liberdade, carinho e dignidade.

 Atrás do "navio da morte" outros participantes levavam cartazes com mensagens contra o embarque dos animais. Uma analogia à luta que se iniciou em dezembro de 2017, ativistas se mobilizando enquanto os animais sofrem logo ali.

      Varias edições do Teatro Veddas já ocorreram na Av Paulista e sempre chama atenção mas nesta vez o sucesso foi evidente, muitas pessoas pararam pra ver, perguntar e comentar sobre.
     Todas as mídias digitais ligadas ao veganismo estão publicando a respeito da luta nos portos no litoral de São Paulo, grupos específicos sobre a causa foi criado no Facebook. Toda essa divulgação mostrou seu efeito durante a realização da encenação.


      Muita gente estava a par do caso, era comum conversas paralelas com pessoas dizendo ser contra os maus tratos, mesmo pessoas que não eram vegetarianas.

      A encenação organizada pela Ong Veddas contou com a participação de vários grupos inclusive pessoas vindas da cidade de Santos, uma retribuição aos ativistas de São Paulo que foram até lá para reforçar a luta contra o embarque de animais no porto.
 "Não é carga viva, são vidas" 


       A insistência em se manifestar, divulgar e brigar com ferramentas jurídicas contra o comercio internacional  de animais vivos tem dado resultado, quase todo mundo gosta de animais, quem ama um Pet em algum momento irá ter empatia com outros animais basta que alguém lhes mostre que bois, porco ou galinhas também são seres vivos.
     Existem alguns processos tramitando na justiça e já tem até provas de propinas paga pela Minerva Foods ao alto escalão do governo atual para liberar o navio Nada. O movimento só cresce e está deixando os ruralistas preocupados, se a justiça for feita muitos políticos podem terminar presos e empresas ter grandes prejuízos em multas e processos por não cumprir a lei.


Ps. Todas as fotos são de autoria de Lucan Reis e podem ser usada para produção de matérias ou materiais em prol do Ativismo Vegano sem custo algum, basta citar a fonte.
Dicas, sugestões e críticas podem ser deixadas nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário