quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Colagem de cartazes na cidade de Suzano realizado pelo coletivo Cativa

No dia 2 de fevereiro ativistas em solidariedade ao movimento contra o embarque de animais vivos no porto de Santos realizam colagem de cartazes na cidade de Suzano SP.


 "Liberte se da venda que te cega"



     Utilizando arte própria voltada para a questão dos animais no porto de Santos, os cartazes provocavam a reflexão sobre o direito à vida dos animais e os impactos que a pecuária no meio ambiente.

     O Coletivo Cativa, responsável pela ação, visa ações simples em regiões afastadas dos grandes centros que é onde as informações não chega. Cartazes podem ser o primeiro passo para a receptividade de um assunto, as pessoas acabam por desenvolver curiosidade sobre a causa.

      A venda nos olhos, colocada pelas propagandas de animais felizes por servir de alimento como o Peru da Sadia, personagem em desenho animado criado para estimular as pessoas a consumir aves mortas, esta é a realidade bem diante dos olhos das pessoas mas que nunca tiveram um estímulo para questionar isso. O documentário sugerido no cartaz, Terráqueos.org esclarece bem o que existe por trás da indústria pecuária.


      Cartazes do Movimento Não Mate também foram usados, as imagens dos cartazes se tornaram um padrão facilmente reconhecido nas ruas muitos dos ativistas quando começam na causa utilizam o material disponível gratuitamente pelo movimento.

     O Coletivo Cativa esteve focado em auxiliar outros coletivos mas em 2018 começa a realizar seus próprios trabalhos também, já que o foco é completamente diferente dos modelos seguidos por outros grupos ativistas.  O trabalho de conscientização nas periferias já se mostrou viável e necessário não somente par a causa animal mas para causas humanitárias.

     
     Os maus tratos presenciado no porto de Santos com os bois que estão sendo enviados para a Turquia despertou em muita gente de fora do veganismo o sentimento de injustiça com seres indefesos. A proposta de grupos abolicionistas e antiespecista, como o Cativa, é mostrar que todos os seres vivos tem suas próprias razões de existir e quem demonstra compaixão pelos menores seres vivos certamente terá compaixão com outros seres humanos, direcionado a sociedade para a tão falada paz que nunca se alcança devido ao sentimento de superioridade.






Ps. As fotos utilizadas neste post são de autoria dos participantes do Cativa, e foram feitas com o único objetivo de estimular outras pessoas realizar trabalhos semelhantes uma vez que não requer grandes recursos nem experiência. Veja aqui um documentário sobre a arte do Lambe-Lambe

Um comentário: