segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Manifestação contra embarque de animais vivos no porto de Santos

São Paulo 20 de janeiro 2018


    O porto de Santos volta, depois de 20 anos, a embarcar animais vivos. No dia 04 de dezembro de 2017 o primeiro navio partiu levando 27 mil bois com destino a Turquia. Esta prática está longe de ser razoavelmente humana. Os animais são trazidos de varias partes do Brasil, com climas diferentes os animais sofrem com a viagem rodoviária sem descanso, mudanças brusca de temperatura, umidade, pressão atmosférica, se chover os animais serão molhados, seguem na sujeira sem cuidados veterinários. Mas esse é só o começo do sofrimento. 

    No embarque ocorrido em dezembro, ativistas foram acompanhar registrar em vídeo a situação dos animais. No porto enquanto os caminhões que aguardavam para entregar a "mercadoria" e fotos e vídeos foram produzidos, (saiba mais aqui). O que se viu foi animais machucados, mortos, cobertos de fezes e estressados A repercussão foi tão negativa que o porto de Santos suspendeu futuros embarque. 

    Ativistas não tem muito que comemorar, com políticos corruptos e legislação frouxa os embarques foram transferidos para o Porto de São Sebastião, porto de administração estadual, gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) que está sempre do lado dos empresários e contra o povo.

  Uma manifestação foi marcada para o dia 20 de janeiro e contava inicialmente com mais de 100 participantes confirmados, por envolver várias lideranças de coletivos e grupos ativistas começou a briga por interesses pessoais, visibilidade, interesses políticos etc o que acabou por cancelar o evento.
 O sentimento de frustração não deixou que os ativistas desistissem de fazer algo e dois eventos acabaram sendo criados.. Alguns ativistas de São Paulo já haviam se comprometido a não ficar de braços cruzados e firmaram compromisso de somar forças com ativistas da Baixada Santista.
     O evento foi encabeçado pelo coletivo Ativismo Veg Baixada Santista e contou com Coletivos e ativistas independentes vindo de varias cidades como Cubatão, São Vicente, Praia Grande, São Paulo, Carapicuíba, São Bernardo do Campo, Mauá e claro Santos.

      Muitas pessoas apoiaram a ação que tomou parte da rua mas tomou-se o cuidado de deixar uma faixa livre para a circulação dos veículos. O ato seguiu para o prédio onde reside o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), aproveitando a união de tantos ativistas os organizadores foram cobrar políticas públicas em relação aos animais domésticos. Certamente o prefeito sequer apareceu para conversar com os manifestantes.
     Ainda no caminho os manifestantes encontraram o Deputado Estadual Beto Mansur que foi questionado sobre as irregularidades na ação de embarque dos bois no porto, o deputado se limitou a dar respostas evasivas em tom sarcástico. Veja o vídeo aqui.


     Onde a manifestação passava chamava muito a atenção, era impossível para as pessoas não se indignar com os cartazes, a pesar de haver forte campanha para que as pessoas achem benéfica para a cidade este tipo de embarque a população pareceu não estar gostando muito de ver esses animais em condições deploráveis. Aí entra a importância do ativismo de "segurar cartazes", o veganismo é inevitável para o futuro mas ele não acontecerá sem esse empurrão que só é possível nas criticadas ações pacíficas.

     Para fechar com chave de outro, a manifestação parou em frente a uma unidade do Mc Donald´s e um grande discurso foi feito contra a rede de lanchonetes famosa por explorar seus funcionários até a ultima gota de sangue.

 
No vídeo abaixo podemos ver um membro do Direct Action Everywhere São Paulo discursando em frente ao McDonald´s. Algumas pessoas até desistiram de comer no local, outras ficaram surpresas ao saber que estavam "matando bois para fazer lanches"


Além do Ativismo Veg Baixada Santista e o Direct Action a manifestação contou com a presença dos coletivos Cativa, Marcha da Defesa Animal, São Paulo Animal Save, Veddas, Vox Vegan, Ong DVA e ativistas independentes.


A manifestação terminou na beira da praia onde ativistas da Ong Veddas preparava o Teatro Veddas que consiste em exibir cartazes que levam a reflexão anti-especista.

 Gaiolas, corrente e dinheiro tudo que é utilizado na exploração dos animais.



    Estima-se que em torno de 70 pessoas estiveram na manifestação, pode parecer um numero baixo mas diante de tantos desentendimentos e egoísmo a causa animal deu um grande salto neste dia.
   Os ruralistas são poderosos tem a mídia e os políticos no bolso mas estão sentido o peso do ativismo vegano, se  houverem mais ações como esta onde deixa-se de lado intrigas pessoais e se foca nos animais o movimento só vai crescer e será impossível ignorar a causa.







Ativismo Veg Baixada Santista:
https://www.facebook.com/ativismovegbaixada/

Proteção Animal:
https://www.facebook.com/Proteçao-Animal-193854420651548/

Marcha Da Defesa Animal
https://www.facebook.com/MarchaDaDefesaAnimal/

Direct Action Everywhere São Paulo
https://www.facebook.com/dxesaopaulo

Vox Vegan
https://www.facebook.com/voxvegan/

 Veddas:
 https://www.facebook.com/ONGVEDDAS/

Ong DVA - Defesa da Vida Animal
https://www.facebook.com/ongdva/

São Paulo Animal Save
https://www.facebook.com/savemovementsaopaulo/


Criticas, sugestões e correções é só entrar em contato.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os ativistas que compareceram nesse dia , parabéns São Paulo Animal Save , DxE SP , Veddas juntos somos mais fortes .Até que todos os animais sejam livres .

    DxE Rio de Janeiro

    ResponderExcluir