segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Manifestação contra embarque de animais vivos no porto de Santos

São Paulo 20 de janeiro 2018


    O porto de Santos volta, depois de 20 anos, a embarcar animais vivos. No dia 04 de dezembro de 2017 o primeiro navio partiu levando 27 mil bois com destino a Turquia. Esta prática está longe de ser razoavelmente humana. Os animais são trazidos de varias partes do Brasil, com climas diferentes os animais sofrem com a viagem rodoviária sem descanso, mudanças brusca de temperatura, umidade, pressão atmosférica, se chover os animais serão molhados, seguem na sujeira sem cuidados veterinários. Mas esse é só o começo do sofrimento. 

    No embarque ocorrido em dezembro, ativistas foram acompanhar registrar em vídeo a situação dos animais. No porto enquanto os caminhões que aguardavam para entregar a "mercadoria" e fotos e vídeos foram produzidos, (saiba mais aqui). O que se viu foi animais machucados, mortos, cobertos de fezes e estressados A repercussão foi tão negativa que o porto de Santos suspendeu futuros embarque. 

    Ativistas não tem muito que comemorar, com políticos corruptos e legislação frouxa os embarques foram transferidos para o Porto de São Sebastião, porto de administração estadual, gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) que está sempre do lado dos empresários e contra o povo.

  Uma manifestação foi marcada para o dia 20 de janeiro e contava inicialmente com mais de 100 participantes confirmados, por envolver várias lideranças de coletivos e grupos ativistas começou a briga por interesses pessoais, visibilidade, interesses políticos etc o que acabou por cancelar o evento.
 O sentimento de frustração não deixou que os ativistas desistissem de fazer algo e dois eventos acabaram sendo criados.. Alguns ativistas de São Paulo já haviam se comprometido a não ficar de braços cruzados e firmaram compromisso de somar forças com ativistas da Baixada Santista.
     O evento foi encabeçado pelo coletivo Ativismo Veg Baixada Santista e contou com Coletivos e ativistas independentes vindo de varias cidades como Cubatão, São Vicente, Praia Grande, São Paulo, Carapicuíba, São Bernardo do Campo, Mauá e claro Santos.

      Muitas pessoas apoiaram a ação que tomou parte da rua mas tomou-se o cuidado de deixar uma faixa livre para a circulação dos veículos. O ato seguiu para o prédio onde reside o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), aproveitando a união de tantos ativistas os organizadores foram cobrar políticas públicas em relação aos animais domésticos. Certamente o prefeito sequer apareceu para conversar com os manifestantes.
     Ainda no caminho os manifestantes encontraram o Deputado Estadual Beto Mansur que foi questionado sobre as irregularidades na ação de embarque dos bois no porto, o deputado se limitou a dar respostas evasivas em tom sarcástico. Veja o vídeo aqui.


     Onde a manifestação passava chamava muito a atenção, era impossível para as pessoas não se indignar com os cartazes, a pesar de haver forte campanha para que as pessoas achem benéfica para a cidade este tipo de embarque a população pareceu não estar gostando muito de ver esses animais em condições deploráveis. Aí entra a importância do ativismo de "segurar cartazes", o veganismo é inevitável para o futuro mas ele não acontecerá sem esse empurrão que só é possível nas criticadas ações pacíficas.

     Para fechar com chave de outro, a manifestação parou em frente a uma unidade do Mc Donald´s e um grande discurso foi feito contra a rede de lanchonetes famosa por explorar seus funcionários até a ultima gota de sangue.

 
No vídeo abaixo podemos ver um membro do Direct Action Everywhere São Paulo discursando em frente ao McDonald´s. Algumas pessoas até desistiram de comer no local, outras ficaram surpresas ao saber que estavam "matando bois para fazer lanches"


Além do Ativismo Veg Baixada Santista e o Direct Action a manifestação contou com a presença dos coletivos Cativa, Marcha da Defesa Animal, São Paulo Animal Save, Veddas, Vox Vegan, Ong DVA e ativistas independentes.


A manifestação terminou na beira da praia onde ativistas da Ong Veddas preparava o Teatro Veddas que consiste em exibir cartazes que levam a reflexão anti-especista.

 Gaiolas, corrente e dinheiro tudo que é utilizado na exploração dos animais.



    Estima-se que em torno de 70 pessoas estiveram na manifestação, pode parecer um numero baixo mas diante de tantos desentendimentos e egoísmo a causa animal deu um grande salto neste dia.
   Os ruralistas são poderosos tem a mídia e os políticos no bolso mas estão sentido o peso do ativismo vegano, se  houverem mais ações como esta onde deixa-se de lado intrigas pessoais e se foca nos animais o movimento só vai crescer e será impossível ignorar a causa.







Ativismo Veg Baixada Santista:
https://www.facebook.com/ativismovegbaixada/

Proteção Animal:
https://www.facebook.com/Proteçao-Animal-193854420651548/

Marcha Da Defesa Animal
https://www.facebook.com/MarchaDaDefesaAnimal/

Direct Action Everywhere São Paulo
https://www.facebook.com/dxesaopaulo

Vox Vegan
https://www.facebook.com/voxvegan/

 Veddas:
 https://www.facebook.com/ONGVEDDAS/

Ong DVA - Defesa da Vida Animal
https://www.facebook.com/ongdva/

São Paulo Animal Save
https://www.facebook.com/savemovementsaopaulo/


Criticas, sugestões e correções é só entrar em contato.

domingo, 7 de janeiro de 2018

Coletivo Cativa realiza a primeira ação vegana do ano de 2018

 São Paulo 06 de janeiro de 2018

       Passado as festas de fim de ano, quem milita por alguma causa e acredita verdadeiramente nela sente o tempo todo que precisa agir. Os coletivos da causa animal ainda estão planejando seus calendários para o ano que se iniciou mas os animais não podem esperar.

     O Coletivo Cativa por ser um grupo independente e autônomo tem a vantagem de poder agir sem planejamento prévio. A partir de uma pergunta postada no Facebook sobre haver alguma ação planejada para este dia, um pequeno grupo de ativistas se mobiliza e decidem em apenas três horas fazer uma ação na Av Paulista. 

    Reunindo materiais próprio e de outros coletivos usado em outras ações, foi possível juntar material suficiente uma vez que por ser sábado de tarde não haveria nenhum estabelecimento para imprimir panfletos ou cartazes.

Cartazes sendo colados na esquina da Av Paulista x Frei Caneca

    Enquanto os ativistas fixavam os cartazes para iniciar a ação, pessoas já se aproximaram pedindo informações o que sinalizava que a ação seria muito proveitosa.



 A ação contou com 4 ativistas inicialmente e ma mais uma que estava a caminho para se juntar à ação. Outro interessados acabaram não conseguindo chegar por problemas pessoais.


 Diversas pautas do veganismo estavam representada nos cartazes


 Material obtido na internet


 Cartazes emprestado de outros coletivos


      Rapidamente os cartazes começaram a chamar a atenção dos que passavam na rua. Quando alguém demonstrava algum interesse já era abordado por algum doa ativistas que procuravam passar o máximo de informação com o intuito de prender mais a atenção dos interessados no assunto.

      Apesar se se esforçarem para mudar a visão imediatamente dessas pessoas, os ativistas sabem que este trabalho é apenas o inicio, que leva algum tempo ate as pessoas passarem a questionar o habito de ingerir carne e outros produtos de origem animal.

      A receptividade foi muito positiva para uma ação organizada de ultima hora, utilizando materiais emprestado e sem nenhum planejamento prévio. Não foi utilizado nenhum aparelho sonoro como megafone ou aparelho de som para ajudar a chamar a atenção.

 Mesmo assim foram distribuídos mais de 250 DVD´s da campanha Paz e Amor aos Animais, estima-se que cerca de 500 panfletos variados foram utilizados. Varias pessoas pararam para conversar, apoiaram a iniciativa e espera-se que considerem aderir ao veganismo.


Caixas de DVD´s da campanha Paz e Amor aos animais


Agradecimentos:

 O Cativa agradece aos ativistas que se dispuseram a participar, ao Coletivo Vozes em Luto pelos cartazes e panfletos. Agradece a Vandir Natal Casagrande por produzir e disponibilizar gratuitamente os DVD´s da campanha Paz e Amor aos Animais. Ao Direct Action Everywhere São Paulo pelos folhetos e cartazes.

Para assistir o conteúdo do DVD utilizado nesta ação clique aqui e veja diretamente no site da campanha.





sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

2017 O ano do amadureciemento do ativismo vegano

 O ativismo pelos direitos dos animais já acontece há algum tempo no Brasil. De grupos tradicionais como o Veddas que possui registro jurídico desde 2009 como ONG até grupos autônomos que contam apenas com cartazes e panfletos obtidos na internet.











Ação realizada pela ONG Veddas no Dia Internacional do Direito dos Animais 2017

      O movimento de ativismo da causa animal engatinhava até o ano de 2013 quando ativistas autônomos sob a bandeira da ALF - Animal Liberation Front - invadiram o Instituto Royal e libertaram  cães, coelhos e ratos que eram usado em experiências de vivissecção - corte do animal com ele ainda vivo. Daí pra frente a mobilização em torno da causa só cresceu.
    
      Em 2015 após o tombamento de uma carreta na rodovia Castelo Branco que transportava porcos destinados ao abate, o movimento experimentou não só uma grande mobilização como também o interesse de pessoas pelo veganismo. Ong´s e protetores independente se mobilizaram para resgatar as porcas do acidente na praça de pedagio de Carapicuíba - SP, dos 110 animais embarcados apenas 47 sobreviveram - alguns mesmo feridos foram levados para o abate, outros morreram por conta dos ferimentos após o resgate. Enquanto isso paginas do Facebook eram inundadas com pedidos de ajuda de onívoros para se tornarem vegetarianos ou veganos.

     Muitas foram as vitórias e derrotas, o congresso aprovou em 2016 um projeto de lei que eleva a Vaquejada a patrimônio cultural, redes de restaurante adicionaram opções vegetarianas no seus cardápios, varios pequenos comerciantes abriram seus negócios dedicados ao mercado vegano.
Ação contra o festival de carne de cachorro em Yulin, China - Vozes em Luto

   O ano de 2017 foi fundamental para o crescimento e amadurecimento do movimento ativista. Coletivos como Vozes em Luto, FAU - Frente Animalista Unida, Direct Action Everywhere, 269Life, Veddas, etc, estiveram preenchendo o calendário de ações de conscientização ao longo do ano de 2017 sobre o direito dos animais, algumas ações mais incisivas também foram realizadas.

Ação na praça de alimentação em shopping em São Paulo - Direct Action Everywhere

     Entre divergências e rupturas os coletivos foram se consolidando uns se uniram outros se separaram mas o foco tem sido mantido: Libertar os animais da exploração humana. Coletivos que optam por "ações direta" não registraram até agora problemas com a policia mesmo fazendo ações mais impactantes e até certo ponto transgredindo a ordem, nunca houve registro de agressões física ou danos ao patrimônio alheio.
   Ainda em 2017 um grupo de ativistas percebendo a necessidade de um trabalho de conscientização nas periferias e notando que nenhum grupo estava agindo nesta lacuna resolveram fundar um coletivo independente, o Cativa - Coletivo Ativista Animalista. Com o propósito de ir onde a informação é negada, a periferia.

    Os ativistas têm relatado ao longo do ano vários casos de sucesso em informar e orientar as pessoas a respeito do veganismo, alguns casos até de pessoas que tornaram se vegans e imediatamente passara a integrar coletivos de defesa do direto dos animais.

Os Link abaixo são das ONG´s e Coletivos citados nesse blog:

Direct Action Everywhere São Paulo
Facebook Comunidade: https://www.facebook.com/dxesaopaulo
Facebook Grupo:            https://www.facebook.com/groups/dxebrasil.ativismoanimal/
Youtube:                          https://www.youtube.com/channel/UCqZLhkmIv9pkL0IFQPjDBgQ
Twitter:                           https://twitter.com/dxe_sp

 Veddas:
Facebook:  https://www.facebook.com/ONGVEDDAS/
Site:            http://veddas.org.br/
Youtube:    https://www.youtube.com/user/veddastv 

Vozes em Luto
Facebook: https://www.facebook.com/vozesemluto/
Site:           https://vozesemluto.wordpress.com/

Fau:
Facebook: https://www.facebook.com/Frente.Animalista.Unida/


Todas as imagens aqui postadas exceto a primeira, da ação do Veddas, são de autoria de L.Persist.