quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Curdos declaram região autônoma na provincia de Dersim

O texto abaixo é uma tradução livre, não oficial de uma noticia publicada no canal Curdo de noticias RUDAWClique aqui para ver a noticia original, em inglês.

PKK declara região autônoma na província de Dersim da Turquia - por Jeffrey Dean

19 de agosto de 2015

 Por RUDAW ERBIL



   Região do Curdistão - O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK - Partiya Karkerên Kurdistan) anunciou uma região autônoma democrática na província de Dersim, e estabeleceu postos de controle  na estrada principal na província nesta terça-feira.
   O vídeo liberado pelo PKK tem o propósito de mostrar combatentes do grupo controlando a estrada e procurando veículos.

"Nós, como guerrilheiros, sob o direito a legítima defesa para nós mesmos e nossa nação, declaramos autonomia democrática em Dersim", disse um guerreiro no vídeo.

Em julho, a violência eclodiu mais uma vez entre o PKK eo exército turco, e ambos os lados anunciaram diferentes número de mortes.

O PKK afirmou terça-feira que em Hakkari seus combatentes mataram 32 das forças de segurança turcas e perdeu cinco dos seus próprios. O governo turco anunciou apenas um soldado turco foi morto e vários outros feridos.

Terça-feira, o gabinete do governador Diyarbakir anunciou um toque de recolher a partir de 01:00 em resposta à violência.

Em notícia relacionada, segundo a imprensa turca terça-feira, as pessoas em uma manifestação no bairro de Dogubeyazit maioria curda declarado auto-gestão.

"Nós declaramos a nossa autogestão", disse Muhsin Kula, que alegou ser parte do novo governo. "Nossas aldeias e cidades foram transformadas em ruínas. O ultimo caso Varto é prova de que a humanidade está morta. "

Varto é uma cidade no leste da Turquia, onde por volta de 10 de agosto uma guerrilheira do PKK chamada Ekin Van foi supostamente estuprada e morta antes de seu corpo nú ser arrastado pelas ruas pelas forças de segurança turcas. O incidente tem indignado os curdos em toda a região.

"Nós não vamos reconhecer as instituições do Estado nesta região. Vimos por meio deste declarar que gerimos a nós mesmos ", disse Kula.

Para assistir o vídeo publicado pelo PKK, clique aqui. O link direciona para o site onde a noticia foi publicada originalmente.


Dúvidas, sugestões, erros de digitação utilize os comentários ou envie um email: zero.certeza@gmail.com.

Fontes:

RUDAW
http://rudaw.net/english

Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_dos_Trabalhadores_do_Curdist%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário