segunda-feira, 24 de agosto de 2015

ATO DO DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

 Agora é a vez dos povos indígenas. Um Projeto de Emenda Parlamentar (PEC) desenterrada no congresso busca, na prática, o fim das Reservas Indígenas.

 PEC 215/2000 - Os bandeirantes do passado são os ruralistas de hoje

Sexta feira dia 15 de agosto, data que marca o fim das comemorações do  Dia Internacional dos Povos Indígenas, representantes de tribos e povos indígenas do Brasil todo se reúnem na Av Paulista para protestar contra o congresso que se articula para tirar os povos indígenas de suas terras e entregar à mineradoras, madeireiras e pecuaristas.





Apreensão, os olhares denunciam o sentimento de uma nação. Empresas financiam campanhas e depois cobram favores. Neste caso a JBS SA uma das maiores exportadora de carne do Brasil foi responsável por 27% das doações oficiais da campanha de Luís Antônio Franciscatto Covatti (PP-RS) e ele foi o autor da PL n.º 1216 que é uma das muitas tentativas de acabar com as terras indígenas. Este é só um dos milhares de exemplos de que o interesse das empresas se sobre sai aos do povo que elege políticos.

 A PEC215/2000 une todos (ou quase) os textos feitos com o objetivo de acabar com as terras indígenas e beneficiar os ruralistas.

Diversas lideranças estiveram discursando, todos denunciando as diversas tentativas de destruir os povos nativos em nome da ganancia corporativa. Este ato contou com a presença e organização das seguintes organizações:

Articulação dos Povos indígenas do Brasil (Apib)
Comissão Guarani Yvyrupa - CGY
Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste)


No MASP no mesmo dia estava ocorrendo um "ato" pedindo Intervenção Militar, este evento contou com a presença de 10 pessoas, em sua grande maioria idosos. Muitos dos críticos afirmam que quem pede intervenção militar é ignorante em relação a história do Brasil.

 O garoto na foto estava entre os "intervencionistas" e resolveu dar um olhada no que acontecia no local, ficou impressionado com "Indígenas de verdade" afinal eles são os verdadeiros brasileiros. Muitos ficaram desconfiado da presença dele no meio da concentração já que a população indígena foi a que mais sofreu na mão dos militares durante a Ditadura.


Depois de muita espera finalmente a massa toma a Av Paulista sentido Consolação. Eram aproximadamente 200 (numero não oficial) pessoas, considerando que eles vieram de longe e que as pessoas da cidade não ligam muito para a questão indígena (a não ser dentro do facebook),  é um numero considerável.

Houve alguma tensão entre a massa e os veículos que insistiam em permanecer na Av Paulista ao invés de fazer como a maioria, entrar nas ruas que cruzam a paulista e contornar o protesto. Houve até quem seguiu de carro em apoio a eles. 

Desde que os portugueses chegaram no Brasil, os indígenas só tem conhecido desrespeito e morte vinda dos "brancos", estes que estavam protestando carregavam em seus rostos a chama do combate por suas próprias vida, estavam cansados de promessas não cumprida, de projetos de lei que só lesam seus direitos para dar privilégios ao que já tem muito mais do que necessitam.

A luta pela demarcação das terra indígenas não é uma questão somente dos indígenas e sim da humanidade, como no recado dado pelo Cacique Awá:

 "Nós não queremos o todo Brasil de volta, nós apenas queremos o nosso pedacinho de terra para podemos viver em paz."

Para conhecer mais sobre a cultura indígena, seu trabalho e lutas visite o blog:



Link para ler o texto completo da PEC 215/ 2000, - as vezes a pagina fica indisponível.


Fontes
https://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/

http://terradedireitos.org.br/2015/06/17/isa-novos-projetos-de-lei-ameacam-direitos-indigenas-no-congresso/

http://pib.socioambiental.org/pt/noticias?id=126855





Nenhum comentário:

Postar um comentário