terça-feira, 15 de outubro de 2013

3º Ato em Apoio ao Rio de Janeiro

Sexta feira dia 16 de Agosto, mais uma vez:

Toda Sexta vai parar!

    São Paulo novamente vai ás ruas contra as arbitrariedades do Governador Sérgio Cabral no Rio de Janeiro e pedindo investigações nas fraudes do Metrô em São Paulo além de reforçar a pergunta: 

"Cade o Amarildo? "

 Oficina de cartazes sempre expondo a opinião e criatividade dos manifestantes.


A grande faixa recém pintada aguardando mais manifestantes chegar e a tinta secar.




A Tv brasileira é mentirosa, corrupta e conservadorista. Assista Muito Além do Cidadão Kane e descubra que a mídia está diretamente ligada à imbecilização da população.


O temor do políticos, o povo se unindo contra o Estado, contra o Opressor.


     Avenida Brasil tomada pelos manifestantes. Neste dia o trajeto foi, descer a Av. 9 de Julho, que passa embaixo do MASP, e seguir até a Assembleia Legislativa. Esta região é uma das mais nobres da cidade se São Paulo, inclusive o protesto passou em frente ao apartamento onde mora Ex Ministro da Casa Civil, José Dirceu, e que não foi poupado de adjetivos pelos manifestantes.


      Havia um certo clima de tensão, a PM se mostrava disposta a iniciar uma guerra mas os organizadores agiram com sabedoria e evitaram cair nas armadilhas da PM.
      Aproveitando a falta de preparo físico dos soldados, os manifestantes de vez em quando saiam correndo como loucos para dar um susto na PM e cansa-los.
O grupo chega ao Monumento do Bandeirantes, aqui a PM já estava bastante frustrada pois o protesto seguiu absolutamente pacífica, com um pesada panfletagem denunciando o desvio de verba das obras do Metro/CPTM, além do apoio aos protestos no Rio de Janeiro.


    Momento verdadeiramente tenso foi que do Monumento dos Bandeirantes o grupo correu até a Assembléia Legislativa sem parar, como o Comandante já havia passado para a base que o protesto iria para a ALESP, algumas dezenas de viaturas da PM já aguardavam a chegada dos manifestantes. Na foto abaixo não é possível ver com clareza mas há uma viatura da PM com um soldado apontando uma arma para os manifestantes, não é possível afirmar se era um lançador de bomba de efeito moral ou um fuzil de verdade o fato é que o soldado gritava que ninguém ia invadir a Assembleia.
   Entretanto a ALESP - Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - já estava "invadida". O portão principal estava fechado e o acesso à assembléia era feito pelo portão na rua de trás, em frente ao portão principal um grupos de manifestantes já estava acampado há dias. O OCUSP após o crescimento do Ocupa Alckimin criaram o Ocupa Alesp como mais um foco de resistência popular.
   
 A chegada dos manifestantes no Ocupa Alesp, foi recebida com festa e muita policia.





A bandeira anti-fascista tremulava como que saudando os guerreiros recém chegados.


      Neste momento houve um principio de tumulto, um pouco de spray de pimenta e uma bomba de gás lacrimogêneo lançada, e imediatamente devolvida, muitas lembranças às mães dos PM e tudo se acalmou novamente.
"Criar, lutar, poder popular!


Força tática na expectativa de um pouco de ação.



   Geraldo Alckmin governador acusado de superfaturar as obras do Metro/CPTM, já velho conhecido por ordenar o massacre de manifestantes, responsável pelo Massacre do Pinheirinho em São José dos Campos.





A mais bela imagem da noite


A partir da 22h as coisas se acalmaram em definitivo, e começou uma reunião para decidir se ia para o Palácio dos bandeirantes.








Um grupo grande de pessoas seguiram para o Palácio dos Bandeirantes no bairro do Morumbi. E assim terminou mais um Ato em Apoio aos Manifestantes do Rio de Janeiro.

Agradeço a todos que acompanham o blog, deixem comentários e sugestões, se achou algum erro de digitação por favor me informe:  zero.certeza@gmail.com.
 

  Peço a todos que leram as postagens que se informe, que participe dos protestos, que formem suas opiniões com base na verdade pois a mídia tradicional tem mentido descaradamente a respeito dos protestos. A luta continua, houve vários protestos que correram pacíficos, este mesmo teve casos isolados mas nada grave, que a mídia ignorou pois se o povo descobrir que os atos de vandalismo são casos isolados as ruas vão encher novamente e a elite conservadora não quer isso.

Links uteis de paginas do facebook:
- Pagina do Protesto Não Pára
- Página do GAPP

Link das mídias Independentes, reportagem sem manipulação:
Mídia Ninja no facebook e Link direto para assistir as transmissões.
Peixe Ninja no facebook e Link para assistir as transmissões.




sexta-feira, 11 de outubro de 2013

2º Ato em Apoio ao Rio de Janeiro


Sexta -feira 02 de agosto. Conforme prometido: 

Toda Sexta vai parar!


Após a repercussão, em parte, positiva do primeiro protesto em apoio a luta no Rio de Janeiro os manifestantes de São Paulo saem as ruas para o segundo ato, desta vez com uma pauta regional além do apoio.




    Concentração no MASP (Museu de Arte de São Paulo), Av. Paulista. Oficina de cartazes produz ótimas sugestões.

     Boicote a Globo, Voltem ás Ruas, Morre Sarney, Fora Renan Calheiros, etc. Como já é sabido o Brasil tem uma infinidade de problemas, mas algumas pessoas ainda ficam papagaiando discursos pré-moldados como "Só vou participar de protestos com uma pauta bem definida, vocês não tem pauta" nas redes sociais e não fazem absolutamente nada para mudar a realidade do Brasil.





 Além do apoio aos protestos no Rio de Janeiro, este ato aconteceu após a revista IstoÉ publicar uma matéria com denuncias contra a gestão do PSDB no governo de São Paulo. Estranhamente esta revista foi o único meio de comunicação no Brasil a tocar no assunto, toda imprensa ficou calada a respeito do rombo nos cofres públicos paulista.
 Conforme sugere o cartaz na foto acima, a Rede Globo e o PSDB tem um caso de amor já antigo. Nos últimos 20 anos de gestão do governo de São Paulo o PSDB teria desviado 50 milhões de reais das obras do Metro e CPTM. Para saber mais detalhes segue três links: Pagina da ISTOÉ,   caso explicado e o "Blog do Tucanoduto". O apoio aos Irmãos Cariocas foi o foco principal mas o pedido de investigação das fraudes no METRO/CPTM era um assunto urgente para os Paulistanos.
 Tradicionalmente os cartazes produzidos são fixados na parede do MASP para as pessoas já se inteirar do assunto e para fotografar.


 GAPP (Grupo de Apoio aos Protestos Popular) sempre marcando presença.

 Organizadores do protesto e comandante da PM acertam os detalhes, trajeto, tempo de duração prevista. Como esse evento ocorreu na sequencia do ato "histórico" em que os Black Blocs agiram antes da PM dar motivos, o  Comandante conversou bastante com os organizadores alertando que a obrigação da PM é manter a ordem pública e usar de força se necessário, e pediu insistentemente que mantivessem a massa sob controle se não quisessem que a PM agisse de forma violenta.

     É pouco provável que a PM não aja com violência já que um dos motivos do protesto é justamente o envolvimento do Governador Geraldo Alckmim  no desvio de verbas das obras do METRÔ/CPTM e que o Governador do Estado é a autoridade máxima sobre a Policia Militar.

     Quem não é de São Paulo talvez não saiba, o METRÔ é o sistema de transporte sobre trilhos dentro da região metropolitana de São Paulo e sua malha é basicamente subterrânea e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano) é o sistema de trens quem liga a cidade de São Paulo as cidades vizinhas e a periferia.

 Fica a dica, muita sujeira para ser limpa e não dá pra limpar via tweeter e facebook. VEM PRA RUA!!!

 Um pequeno deboche ao pacifismos da população que perde 8 horas na fila do SUS por causa de uma Virose, enquanto o Sarney vem lá do Maranhão para se tratar no Sírio Libanês em São Paulo.


     O artigo quinto da Constituição Federal diz que todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza. Para burlar esse artigo os corruptos inventaram a imunidade parlamentar sob alegação de garantir os trabalhos sem retaliações da oposição. Na prática estão violando a constituição que é a lei máxima vigente no país e os "trabalhos" constituem: desvio de verbas , tráfico de influencia etc e por fim, oposição no Brasil virou lenda após 2003.


 Profissionais da imprensa começam a chegar, com capacetes e máscaras anti-gás para garantir o direto de fazer seu trabalho em condições favoráveis.


 A Av. Paulista começa a ser tomada pela multidão.


      Mesmo com a repercussão negativa dos atos de "vandalismo" no primeiro protesto, este atraiu muita gente também, cerca de 200 manifestantes.

  Desde os protestos contra a Copa no Rio de Janeiro é sabido que a PM não tem preparação física para resistir muito tempo em um protesto. Por haver vários grupos que se uniram para realizar esse protesto, qualquer decisão era tomada por assembléia entre os organizadores e as vezes a massa toda de manifestantes.
      O protesto seguiu sentido Metrô Paraíso, descendo a Av. brigadeiro Luiz Antônio sentido Centro, seguiu por ruas residenciais no Bairro do Bexiga por um labirinto sem fim. Sempre há manifestantes que costumam aproveitar a multidão para pichar os muros mas este acima já é velho. Neste trecho muita ente já passava mal pois a PM sem razão alguma atirou spray de pimenta no ar, talvez aproveitando que a rua era estreita e sem travessas para onde correr no caso de um confronto.

     Não se sabe se os organizadores fizeram essa marcha Bexiga adentro por não ter um trajeto definido ou para se aproveitar do despreparo físico dos PM.
     Nesta foto vê-se as bandeirolas na rua, o Bairro do Bixiga é um bairro tradicional Italiano, povo festeiro e muito religioso, neste dia acontecia a tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita na sua 87ª edição.
    O protesto então toma outro caminho para não atrapalhar a festa. E a partir daí os próprios manifestantes começam a reclamar do longo trajeto. Mesmo assim as palavras de ordem não cessaram um único minuto.
                 "O balancê, balancê!
                 Escuta o que eu vou lhe dizer!
                 Geraldo Fascista vai de foder!!!
                 E leva o Cabral com você"

 Nesse ponto os soldados da PM estavam morrendo, era um dia quente e a ladeira era infinita. Como dizia na musica da Banda Olho Seco:
"Botas que não marcham, Fuzis que não atiram Capacetes que não protegem..."

O fim da ladeira era a Rua Joaquim Eugênio de Lima, consequentemente o protesto está de volta à Paulista.
   

Os manifestantes sentam no chão para descansar enquanto a PM tem que manter a pose de durões e não podem descansar. Neste meio tempo os organizadores iniciam uma assembléia para decidir o trajeto.




 Havia mais PM´s que manifestantes, o Comandante tentou negociar a liberação de uma das pistas da Av. Paulista sem sucesso. A PM possivelmente estava receosa com a presença do Black Bloc, numa situação normal eles teriam usado de força para liberar a avenida como ocorreu com o Dia do Basta em 2011. Com os Blocs no meio do protesto o tom era de negociação e muita paciência.
 "Não acabou!
Tem que acabar!
Eu quero o fim da policia militar!!!"
Gritavam os manifestantes no ato.




 Abaixo os cães adestrados de Geraldo Alckmin. Só esperando o "Adestrador soltar a coleira" e gritar "pega rex!!" A PM é uma herança dos tempos coloniais em que Dom Pedro criou uma "policia" com capitães do mato para caçar escravos fugido das fazendas,  após o fim da escravidão passaram a ser usados para intimidar os imigrantes Italianos (os novos escravos) para não se revoltarem com as péssimas condições de trabalho impostas a eles e por fim durante a Ditadura Militar foram usados para "conter" insurgentes comunistas. No geral sempre foi uma máquina de repressão burra treinada para matar sem questionar se a vítima era de fato uma ameaça.

     A foto abaixo foi postada em tamanho real para evidenciar a cena: Um grupos de Punks sentados em frente a concentração dos soldados do CHOQUE. Conforme já dito em postagens anteriores, os Black Blocs estão nas ruas para mostrar ao povo o poder que o povo tem.
    Ou como dito pelo "V" do filme "V de vingança" "O povo não deve temer seu governo e sim o governo deve temer o seu povo"
    Os Punks por serem anarquistas encontraram na tática Black Bloc um respaldo ás suas ideologias e passaram (sem generalizar) a compor o bloco negro.

 A foto acima mostra os PMs que formavam o cordão de isolamento. E a foto abaixo tirada no mesmo local só que do lado oposto. Veja a quantidade ainda de policiais. O ato do dia 26 de julho deixou marcas profundas na consciência da secretaria de segurança pública.


Uma caótica assembléia corria indefinidamente com 3 propostas:

1 -  Ir para a Prefeitura;
2 - Ir para o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado
3 - Ir para a casa de Fernado Haddad o Prefeito de São Paulo.
 As três propostas eram ruins pois, o protesto pedia investigação das contas do Governo do estado, portanto a prefeitura e o prefeito não tinham nada a ver como assunto, porém a sede do Governo do Estado estava muito distante, calcula-se que seria umas 2 horas de caminhada e o povo já estava cansado.
    Por fim, decidiram-se por ir à Assembléia Legislativa de São Paulo (ALESP), que era perto e tinha um significado politico considerável. Pelo cansaço do povo houve um certo silêncio no trajeto quebrado momentos depois quando na descida da Av Brig Luiz Antonio um manifestante* encontra uma lata de tinta de 20 litros vazia  e que já tinha consigo uma baqueta, aí o som do "tambor" animou um pouco o protestos e as palavras de ordem voltaram a ecoar.


     O emblemático monumento aos Bandeirantes de Victor Brecheret, um dos símbolo de São Paulo.



     O protesto chega então a ALESP, fechada por grades e cadeados para reforma, o portão principal é prontamente tomado pelo CHOQUE para evitar uma possível invasão como ocorrido no Rio de Janeiro e Porto Alegre.

    Assim que o protesto chega à ALESP um soldado do choque toma o "tambor" de lata de tinta e joga no jardim da Alesp dizendo que já havia feito muito barulho por um dia**.

    Houve alguns princípios de tumulto entre o Choque e Manifestantes com direito a spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo mas nada de muito grave até o ponto em que um membro do Protesto não Pára foi o "sorteado" pelo choque para receber o troco dos atos do dia 26/07.
   Diante de varias testemunhas o rapaz foi arrastado para o meio dos soldados e covardemente espancado, veja foto abaixo retirada do site do UOL.

    Note que o rosto dele está esbranquiçado, isso é bicarbonato de sódio diluído em água usado também para neutralizar os efeitos do gás pimenta. O protesto termina com esse ato, o rapaz foi levado ao hospital das clinicas e em seguida seria levado a delegacia, indiciado por agressão aos policiais. Entretanto os advogados conseguiram libera-lo no hospital pois a acusação era, como sempre, falsa.

(*) O manifestante em questão é na verdade este que vos escreve.
(**)No ato seguinte prometi para mim mesmo que arrumaria mas uma 20 latas para infernizar a vida da PM mas por falta de pessoas para batucar houve apenas 2 lata no ato seguinte.


   Agradeço a todos que acompanham o blog, deixem comentários e sugestões, se achou algum erro de digitação por favor me informe:  zero.certeza@gmail.com.
   Não há mais fotos depois do Monumento dos Bandeirantes porque a bateria do celular acabou. Infelizmente como não sou profissional da área não posso arcar com os custos de um equipamento profissional.

  Peço a todos que leram as postagens que se informe, que participe dos protestos, que formem suas opiniões com base na verdade pois a mídia tradicional tem mentido descaradamente a respeito dos protestos. A luta continua, houve vários protestos que correram pacíficos, este mesmo teve casos isolados mas nada grave, que a mídia ignorou pois se o povo descobrir que os atos de vandalismo são casos isolados as ruas vão encher novamente e a elite conservadora não quer isso.

Links uteis de paginas do facebook:
- Pagina do Protesto Não Pára
- Página do GAPP
- Uma das muitas páginas do Anonymous

Link das mídias Independentes, reportagem sem manipulação:
- Mídia Ninja no facebook e Link direto para assistir as transmissões.
- Peixe Ninja no facebook e Link para assistir as transmissões.

Fontes:
http://glaucocortez.com/2013/07/21/tucanoduto-revista-istoe-explica-porque-o-transporte-publico-de-sao-paulo-e-pessimo-e-nao-melhora-desde-mario-covas/

http://www.tucanoduto.blogspot.com.br/

http://www.ovale.com.br/ultimas/protesto-sp-2-manifestantes-fecham-a-av-paulista-em-novo-protesto-1.431369

http://noticias.uol.com.br/album/2013/06/20/confira-as-melhores-fotos-dos-protestos-pelo-brasil.htm?abrefoto=1#fotoNavId=pr10545313