terça-feira, 11 de setembro de 2012

Noticias do cyberespaço

O texto a seguir foi originalmente publicado no site Nossa Lan House:

Estou re-escrevendo aqui porque aqui posso abrir mão da imparcialidade. Como primeira postagem oficial vou tentar não fazer algo muito longo e omitir partes do texto que escrevi no site.

Hackers, Crackers Wikileaks e a Censura Cibernética

Existe uma grande injustiça por parte da grande mídia com relação ao termo "hacker", uma pessoa boazinha é citada como "Especialista em Informática" enquanto um vilão é citado como "Hacker" ou as vezes "Piratas Cibernéticos" (isso é a Globo que não sabe de nada e se mete a besta de falar desses assuntos). Vamos esclarecer esse erro. Os Hackers foram os responsáveis pela criação da internet, o crescimento da informática, criação de tantas linguagens de programação e tudo que tiver relacionados a informática, sem o trabalho deles talvez a celebre frase do fundador da IBM seria verdade:

Acho que há lugar no mundo para, no máximo, cinco computadores." Thomas Watson, 1943

Sem os Hackers os computadores não teriam evoluído da forma que evoluíram e não teria chegado ao uso doméstico. Foram os hackers que alavancaram o projeto GNU criado por Richard Stallman em 1984, nessa época todos os softwares eram de propriedade privada e código fechado, através do Linux, criado por Linus Torvalds, foram lançados Programas de código aberto, que podiam ser editados livremente adaptando as necessidades de grupos específicos. Crackers são experts em informática mas que não tem escrúpulos, são responsáveis por invasões a servidores e sites, criação de vírus e fazem questão de deixar uma marca para que todos saibam quem invadiu o site ou servidor. Essa marca pode ser através da destruição de informações e arquivos ou parte do sistema operacional, roubo de senhas e informações pessoais, alteração do site (layout, texto, conteúdo).

 Outros termos:

Tracker - É o hacker que normalmente busca rastros deixados por invasores tentando encontrar o responsável pelo ataque e as técnicas usadas por ele para criar mecanismos a fim de evitar novos ataques. Lammer - É o Hacker iniciante, utiliza-se de ferramentas e técnicas já pronta para invasões, está em busca de conhecimentos mais aprofundados na área de informática.

Guerra Virtual

   Hoje existe uma grande guerra acontecendo no mundo virtual, Hackers, Crackers, lammers e usuários comuns participam de uma luta para manter a internet livre das censuras governamentais, grupos hackers como Anonymous e LulzSec se uniram para tentar barrar leis como SOPA, PIPA além de invadir computadores de politicos, empresários, pedófilos e criminosos em geral a fim de levantar provas contra eles e denunciá-los as autoridades competentes ou ao público em casos de crimes dos governos. Estão espalhados no mundo inteiro agindo em conjunto ou separadamente na busca por provas criminais.

 Grupos famosos:

LulzSec - Ganharam grande notoriedade após invadirem os computadores do FBI e CIA Anonymous - Na verdade é um grupo a ativistas que surgiram num movimento chamado "Primavera Global" e que possuem alguns membros com profundos conhecimentos em informática os quais usam para ataques como forma de ativismo foram responsáveis por tirar do ar os servidores da Master Card em retaliação as perseguições ao WikiLeaks, derrubaram servidores da SONY deixando os usuários do playstation sem PSN em protesto a um possível processo contra o hacker que descobriu como destravar o console PS3. Team Poison - Vazaram informações pessoais do Premier britânico Tony Blair além de invadir o site da LulzSec por acreditarem que o grupo não representa os ideais Hacker. 

Fontes:
http://www.infolabor.net.br/termo-hacker/
http://luibex.com.br/criativos/a-historia-do-grupo-anonymous-e-seus-feitos-na-web/ http://www.tecmundo.com.br/seguranca/11061-quais-sao-os-grupos-hackers-mais-assombrosos-da-internet.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário