domingo, 14 de outubro de 2018

Manifesto nacional contra o abate de jumentos

São Paulo 14 de outubro de 2018

    A causa animal mobiliza-se contra o abate de jumentos que começou em Amargosa e continua em Itapetinga/BA.
     Jumentos antes explorados como transporte de carga, pessoas e tração de charretes, carroças e maquinário agrícola agora são executados cruelmente para a carne ser exportadas para a China.



Diversos coletivos e ativistas independente compareceram ao ato que na cidade de São Paulo ocorreu na Av. Paulista. A avenida fica fechada para carros aos domingos e é usada para lazer da população, local perfeito para divulgação das atrocidades cometidas pela indústria da carne.

     
     Segundo investigações feitas por veterinarios no abatedouro em Itapetinga/BA os jumentos estão sem alimento e agua enquanto aguardam ser encaminhado pra a fila do abate, fêmeas prenhas estão abortando por falta de condições física para manter a gestação até o fim.


    Além da carne os chineses estão usando a pele dos animais para retirar enzimas usadas na fabricação ode remédios tradicional da cultura chinesa e finalmente como insumo para fabricação de roupas e acessórios de vestuários.

      Neste dia houve manifestação de apoio aos dois candidatos que disputam o segundo turno da eleição para presidente na av. Paulista também. Como a ação dos ativistas  da causa animal não tinha relação alguma com nenhum dos lados os organizadores resolveram adiantar a passeata ao longo da avenida.

      Para fugir do clima tenso que se formava em frente ao MASP - local de concentração da manifestação - causado pelos militantes que faziam campanha pelos candidatos a manifestação pelos animais seguiu em sentido à Consolação.
     Como de costume o megafone esteve disponível para quem quisesse discursar



    Conforme caminhavam pela avenida Paulista o bloco recebia apoio de algumas pessoas e não se notou pessoas contrarias ao ato. Panfletos e DVDs foram distribuídos durante a manifestação.


  
 A manifestação seguiu pacífica e sem incidentes. Terminou em frente ao parque Trianon onde foi realizado um jogral em homenagem aos animais em geral mas focando na questão dos jumentos.
 Simultaneamente ao ato em São Paulo ouve atos nas cidades do Rio de Janeiro/RJ,  Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, Fortaleza/CE, Salvador/BA, Recife/PE, Brasília/DF, Aracaju/SE, Campo Grande/MS, João Pessoa/PB, Teresina/PI, Balneário Camboriú/ SC e Curitiba/PR.


  O cenário do ativismo no Brasil está cada vez mais desfavorável, a cada eleição mais políticos conservadores vão ocupando as cadeiras do congresso e assembleias. Cada vez mais a ganância corporativa vai impondo suas vontades e as atrocidades como o abate de jumentos, símbolo da cultura nordestina, vão ocorrendo de modo a se livrar dos animais que já não são mais úteis à exploração como meio de transporte e tração. E a população contrária a isso tudo é ignorada pelas autoridades.


Clique aqui para visitar a pagina do evento no facebook.