quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Operação Mais Pão Menos Opressão - Natal

Pelo segundo ano consecutivo, pessoas ligadas a ideia Anonymous se reúnem para levar um pouco de solidariedade aos moradores de rua (ou "pessoas em situação de rua", como preferir).


São Paulo 05/12/2015


OPMPMO - Operação Mais Pão Menos Opressão - Natal


A ação contou com poucos participantes, mas doações suficiente.
Sapatos, roupas, lanches e sucos são distribuídos aos moradores de rua. Este evento já acontece há mais de 5 anos em São Paulo, normalmente a cada  2 meses mas houve algumas divergências com os membro originais e muitos acabaram abandonando o projeto. Primeiro o Ego e depois a Solidariedade.

A edição de Natal é mais recente normalmente é feita com parceria de adeptos da tática Black Bloc e é carinhosamente chamada de Operação Velho Batuta uma alusão a musica do Garotos Podres - Papai noel Velho Batuta. No ano de 2015 o projeto foi conduzido sem participação tanto dos Anonymous¹ quanto dos Black Bloc¹.

O evento ocorreu sem nenhum incidente e sem a presença da policia ².





     A foto acima foi tirada já no fim do evento, momento que muita gente já tinha ido embora e as doações estavam no fim. 

     Uma constatação triste deste dia, fato nunca visto nas edições anteriores, foi a presença de muitas crianças de colo, pode se perceber que o numero de famílias que tiveram que abandonar suas casa e ir viver na rua aumentou.


     Mais uma vez uma "botinada" na cara da imprensa sensacionalista, Punks e Skinheads fazendo parte do evento, demonstrado o principio da horizontalidade, do respeito e principalmente mostrando que o Estado é inútil, ineficiente e só beneficia grandes empresários negligenciando a classe pobre da sociedade.


Ao final do evento outros dois grupos ligados a igrejas já se preparavam par distribuir alimentos a população de rua, por um lado isso é bom por outro percebe-se que no sábado há bastante assistência a eles mas no domingo normalmente eles passam sem nenhum alimento. Muitos deles guardam os lanches distribuídos para ter o que comer à noite e no dia seguinte.


   Este foi só mais um pequeno exemplo de que é possível se fazer com pouco, basta força de vontade e união. Este evento contou com apoio de varias entidades religiosas,  Centros Espíritas, Umbandistas, Igrejas evangélicas, Católicas também contou com ajuda de Ateus . Se você quiser participar entre em contato com o grupo através do facebook:





( 1 ) Não existe um grupo definido que possua o rotulo Anonymous e nem Black Bloc -estes dois nomes são citados devido à adoção da ideia pregada por ambos.
(2) Em edições anteriores da OPMPMO houve até a presença da Tropa de Choque e Força Tática - com medo de que fosse um protesto.