quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Jornada pelo fim dos matadouros

São Paulo 26/09/2015


FAU - Frente Animalista Unida faz ato em apoio ao 269 Life

O movimento 269 life começou em Israel, quando três ativistas visitaram uma fazenda de laticínios e viram um bezerrinho com a marcação de número 269 presa em sua orelha.
O bezerro foi abatido com apenas 6 meses de vida.
Ele se tornou o ícone de um grande movimento mundial anti abate de animais iniciado em  2 de outubro de 2012, quando diversos ativistas dos direitos dos animais realizaram um ato de solidariedade e empatia para com os animais torturados e explorados pela raça humana.

 O dia 26 de setembro foi o escolhido para denuncias as atrocidades que ocorrem por trás dos muros dos abatedouros justamente pela união data: dia 26 + mês 9.
Concentração na escadaria do metrô Liberdade.

 Nesta mesma data em varias partes do mundo ativistas da causa animal também fizeram atos em apoio ao 269 Life. O grupo fez questão de deixar claro que não é representante do 269 no Brasil e que apenas estava se solidarizando com a luta deles.
 O ato aconteceu na tradicional Feira da Liberdade, local já usado outras vezes pela FAU para trabalho de conscientização dos horrores dos abatedouros.

 A unidade do McDonald’s foi, obviamente, alvo do protesto. A ciencia tem provado inúmeras vezes a associação do consumo de carne com o câncer. Comer no "Mc" é uma espécie de ritual de passagem da infância para a adolescência, mas também é a "porta de entrada" para doenças vasculares, obesidade e como citado, o câncer. 

   Não existe "abate humanitário", alerta o protesto e denuncia varias varias torturas cometidas por funcionários dos abatedouros como apagar cigarros na pele do animal.

 Veja a cara de espanto no rosto da garota a esquerda, esta expressão de horror não foi exclusividade dela. A grande arma da indústria da carne é a ignorância, como traduz bem uma frase dita por Paul McCartney num documentário chamado Glass Walls:

...se os abatedouros tivessem paredes de vidro, seriamos todos vegetarianos... (Clique na frase para ver o documentário dublado)


     Quase ninguém sabe o que o corre nos abatedouros e ninguém pensa sobre o fato de a carne ter sido um ser vivo com os humanos ou animais domésticos.

 Houve uma encenação no meio da praça de como seria o clima dentro de um abatedouro, duas voluntarias encenaram uma vaca e um porco nos últimos instantes de suas vidas antes de se "tornar comida".



Durante a "matança" acontece o seguinte dialogo entre um garoto e sua mãe (que estavam de passagem):

G:  - Eles não podem maltratar os animais daquele jeito!

M: - Você está com dó deles mas não abre mão de comer hamburger de vez em quando não é?
G: -  Mas é muita maldade!
M: - Sim filho, é desse jeito que a carne é feita...

 A intenção do ato era justamente causar uma reflexão sobre a indústria da carne, mostrar ao cidadão o que é e como é obtida a carne.


" Açougueiro prepara-se para retalhar as partes para ser servido"


 Folhetos e DVD com informações e documentários são distribuídos enquanto ocorre a encenação.


 A cena chocante vai caminhado para seu fim, muito "sangue e gritos de desespero" enchem a Praça da Liberdade, pessoas que param para ver estão em silencio.
O ato finaliza com alguns discursos, não houve neunhum tipo de incidente e o apoio foi além do esperado. Com o passar do tempo muita gente tem percebido que o Veganismo não é só uma modinha ou frescura, as empresas de carne tem gasto verdadeira fortunas com propagandas usando atores famosos para promover seus produtos sinal de que o Veganismo está crescendo, a Europa registra crescimentos espantosos, 800% em 3 anos na Alemanha  e 100% na França por exemplo.
 Redes Fast Food como Subway e Burguer King já incluíram lanches vegetarianos no menu.

O Veganismo é uma tendência sempre crescente, o sucesso do ato pode ser comemorado, todos que assistiram ao ato ficaram pensativos, com nojo, vergonha. Que estes sentimentos sejam o inicio de uma mudança nos respectivos pratos, este é o sentimento que . Ficou mais do que claro que eliminar a carne da alimentação não prejudica em nada a saúde, basta querer.




Site do 269 Life - http://www.269life.com/
Pagina da FAU no Facebook - https://www.facebook.com/Frente.Animalista.Unida


Fontes usadas neste post:

http://www.culturaveg.com.br/veja-como-foi-o-protesto-pelo-fim-dos-matadouros-em-sao-paulo/
http://vegamet.blogspot.com.br/2013/01/movimento-269-life.html