terça-feira, 28 de abril de 2015

1º de Maio - Dia de festa ou de luta?

No Brasil o dia do trabalho é feriado, dia de festa, dia do sindicatos tomarem as ruas. mas qual o significado desta data?

1º de Maio o dia em que pessoas morreram defendendo seus diretos como trabalhador.


     Em 1886, em Chicago -  EUA, a classe operaria entra em greve, nesta época a jornada de trabalho era de 13 horas por dia (alguns casos chegava a 17 horas) os salários baixíssimos, as fábricas tinham uma temperatura média de 29°C e os operários eram proibidos de beber água para não perder tempo de  trabalho. Os trabalhadores queriam a redução para 8 horas e melhores condições. Esta mobilização se espalhou por todo os EUA. 



   A frente desta greve estavam lideranças anarquistas que tempos depois seriam condenados à forca num julgamento sem provas. Albert Parsons, Adolph Fischer, August Spies e Georg Engel foram mortos, outros condenados a prisão perpetua como Michael Swabb e Samuel Fielden.



 A grande greve que reuniu, só em Chicago, 500 mil pessoas teve episódios de confronto com a policia, uma bomba explodiu no meio da multidão matando trabalhadores e policiais. A policia abriu fogo contra a multidão até hoje não se sabe ao certo quantas pessoas morreram no episódio. Apesar da violência do Estado os grevistas não se intimidaram, o exemplo de Chicago não ficou restrito aos EUA mas também se espalhou pela Europa. Em 1889 em Paris, a Segunda Internacional Socialista instituiu o 1º de Maio como dia Internacional do Trabalho.



 No Brasil o Primeiro de Maio de 2015 promete ser uma data memorável, atualmente tramita no Congresso um projeto de lei que visa acabar com os poucos direitos trabalhistas que ainda restam. A PL 4330/2004 é vista como o retorno à escravidão, garantindo mais lucro aos empresários e nenhum direito ao trabalhador.

 Os sindicatos farão um grande festa paga com dinheiro da contribuição (compulsória) sindical, todos ficarão felizes mas a PL 4330/04 será aprovada sem oposição, com votos de lideres sindicais a favor da PL.

Anarquistas prometem um ato de repudio ao "carnaval" feito pelos sindicatos, todas as conquistas dos trabalhadores viram pelas mãos dos anarquistas e aos poucos políticos e legisladores foram cortando esses benefícios com a ciência dos sindicatos que ao invés de defender a classe trabalhadora protege o patrão.

Qualquer dúvida, erros de digitação ou discordância do texto, por favor me avise nos comentários ou email.
zero.certeza@gmail.com

Fonte:
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-2114-18678-,00.html

http://clovishl.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_trabalho.htm